Estádio Milton de Sousa Corrêa – ZERÃO


                        O Estádio Estadual Milton de Souza Corrêa, também conhecido como Zerão, é um estádio esportivo localizado em Macapá, estado do Amapá. É normalmente usado para sediar partidas de futebol, principalmente dos times Amapá Clube, Esporte Clube Macapá, Trem Desportivo Clube, Ypiranga Clube e Santos-AP.

                          O apelido do estádio se deve ao fato de que a linha de meio-de-campo coincide exatamente com a linha do Equador segundo um dos sistemas de coordenadas geodésicas em uso no Brasil (não no sistema WGS84[2]), fazendo com que cada time jogue em um hemisfério. Sem receber jogos desde de 2007, o estádio foi reformado e reinaugurado no dia 15 de fevereiro de 2014. Na reinauguração do Zerão, a Seleção do Amapá venceu a equipe Carioca, em uma partida que marcou a reabertura da arena esportiva e contou com a presença de nomes conhecidos que atuaram em grandes clubes do futebol brasileiro.

                              O primeiro gol do ZERÃO, foi marcado pelo atacante MIRAND, na primeira inauração em 1990, no jogo INDEPENDENTE 1 X TREM O, válida pelo COPÃO DA AMAZONIA , daquele ano, neste mesmo dia a SELEÇÃO BRASILEIRA DE MASTERS, também jogou na preliminar contra uma seleção AMAPAENSE, com a presença do consagrado atleta ARTHUR ANTUNES COIMBRA (ZICO) e outros atletas da sua geração. Miranda, também marcou um dos gols mas bonitos neste estádio, foi na decisão do campeonato profissional de 1992, entre YPIRANGA 3 X TREM 0, foi tão bonito, que foi escolhido o GOL DO FANTÁSTICO, naquele Domingo, pela REDE GLOBO.

                               O estádio ZERÃO, esteve fechado por quase 10 anos e foi reinaugurado em 15.02.2014, com os jogos da SELEÇÃO DE MASTERS DO AMAPÁ 2 X SELEÇÃO CARIOCA 1 E SELEÇÃO OLIMPICA DO BRASIL 5 X SELEÇÃO AMAPAENSE 1.

                               O estádio ZERÃO é orgulho para todos os amapaenses, por onde já desfilaram alguns dos maiores clubes do BRASIL, como: CRUZEIRO (MG), SÃO PAULO (SP), FLAMENGO (RJ), CLUBE DO REMO (PA), PAYSANDU, SPORT RECIFE (PE), NACIONAL CORREIA (AM), AMÉIRCA (MG), VILA GOÁIS (GO), SAMPAIO CORREIA (MA), RÍVER (PI), TUNA LUSO (PA), e vários outros de menor porte técnico.

 

Nome

Estádio Milton de Souza Corrêa

Apelido

Zerão

Características

Local

Macapá, Amapá

Gramado

Grama natural (110m x 75m)

Capacidade

4 000 pessoas[1]

Construção

Data

?

Inauguração

Data

17 de outubro de 1990

Partida inaugural

Independente 1 x 0 Trem

Primeiro gol

Mirandinha (Independente)

Recordes

Público recorde

10 000 pessoas

Data recorde

17/10/1990

Partida com mais público

Independente 1 x 0 Trem

Outras informações

Proprietário

Governo do Estado do Amapá

Mandante

Amapá Clube
Esporte Clube Macapá
Trem Desportivo Clube
Ypiranga Clube
Santos-AP



NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SEDEL - Secretaria de Estado do Desporto e Lazer
RUA HILDEMAR MAIA N 1497- SANTA RITA Cep: 68901-271 - Macapá - Amapá - (96) 4009-9650 - sedel@sedel.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2021 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá