terça, 31 de julho de 2018 - 10:05h
Torneio de Futlama acontece na Beira-rio com apoio da Sedel.
Evento esportivo feito para agitar a temporada de férias e esquentar o clima de verão as margens do Rio Amazonas
Por: Texto / Osvaldo Santos

Torneio de Futlama acontece na Beira-rio com apoio da Sedel.

Em parceria com a Federação Amapaense de Futlama (FAFLM), a Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (SEDEL), realizou mais um evento esportivo as margens da Beira-rio. Programação se deu em virtude do mês de julho, ser um período de muita agitação, férias escolares, trabalhistas e época de visitantes vindo de outras localidades para apreciar a orla e os pontos turísticos de Macapá, principalmente a Fortaleza de São José.

A competição começou no sábado (21), com a fase classificatória, no naipe masculino, entre Tubarão e Flor de Lis, em partida bastante movimentada, com os placares no vira-vira, onde a equipe Flor de Lis abriu o marcador, fazendo 1 a 0. Tubarão empatou e virou pra 2 a 1, Flor de Lis empatou novamente e depois fez o gol da virada pra 3 a 2, mas cedeu o empate novamente, quando Tubarão igualou o marcador em 3 a 3, depois fez o gol da classificação, nos minutos finais, fechando o placar em 4 a 3.

Em seguida a bola rolou para Pescada e Gavião, num jogo bastante emocionante, pelas lindas jogadas com perigo de gols de ambos os lados e as boas defesas dos goleiros, que brilhavam sempre a cada lance.. Mas a equipe Pescada não perdeu o foco e no segundo tempo conseguiu furar o bloqueio do arqueiro. Fim de jogo Pescada 1 Gavião 0.

As partidas finais aconteceram no domingo (22), pelo naipe feminino entre Curió e Águia, que fizeram um excelente jogo. Curió saiu na frente e fez 1 x 0,  Águia foi buscar o marcador e deixou tudo igual, fechando o placar no tempo normal em 1 x 1. A decisão foi decidida nas cobranças de pênaltis, na melhor de três. Mas a bola balançou a rede apenas uma vez, com o gol marcado pelo time Curió, que conquistou o título de campeão do torneio.

No naipe masculino, os finalistas, Pescada e Tubarão, fizeram um jogo típico de uma grande decisão. Com lances parecidos nos campos de gramas, mas que só os praticantes da modalidade de futlama sabem fazer. A equipe Tubarão, formada na maior parte, por jogadores do Distrito de São Joaquim do Pacui, saiu na frente e chegou a fazer 2 x 0. Mas Pescada formada por jogadores do bairro Pantanal, correu atrás do resultado e conseguiu a virada, vencendo por 3 x 2, para ficar o titulo de campeão.

A Sedel que sempre apoia essa competição esteve presente mais uma vez, com os narradores Costa Filho e Osvaldo Santos e os árbitros, Edson Maciel, Cláudio Jorge e Salmon Lopes, sendo supervisionado pelo chefe de gabinete Fábio.

A PRIMEIRA PARTIDA, PELO NAIPE FEMININO, A EQUIPE DO CURIÓ VENCEU O ÁGUIA E CONQUISTOU O TÍTULO DE CAMPEÃO PELO MASCULINO. QUEM CONQUISTOU O TÍYULO, FOI A EQUIPE PESCADA , FORMADA POR JOGADORES DO BAIRRO PANTANAL, QUE DE VIRADA, GANHOU A EQUIPE TUBARÃO, FORMADA NA MAIORIA POR JOGADORES DE SÃO JOAQUIM DO PACUI NEY GUEDES FALOU DESSA COMPETIÇÃO, QUE ACONTECE AS MARGENS DO RIO AMAZONAS,,,

AMAPÁ AJUDOU O BRASIL A CONQUISTAR 24 MEDALHAS, NO PRIMEIRO FISU AMERICA GAMES.  O  PAN-AMERICANO FEITO PARA ATLETAS UNIVERSITÁRIO.

EVENTO TEVE INÍCIO NO DIA 19 DE JULHO E SÓ VAI ENCERRAR NO DOMINGO DIA 29. MAS AS PRIMEIRAS PARTICIPAÇÕES DO AMAPÁ DIANTE DOS ADVERSÁRIOS TEM SIDO DE GRANDE IMPORTÂNCIA. POIS NA MODALIDADE DE ATLETISMO O BRASIL JÁ FATUROU COM OS ATLETAS DO AMAPÁ, 16 MEDALHAS DE OURO, 7 DE PRATA E 1 BRONZE. NO TOTAL DE 24 MEDALHAS.

EXPECTATIVA É QUE OS ATLETAS DO TÊNIS DE MESA E DA NATAÇÃO, TAMBÉM TENHAM ÊXITOS E CONQUISTEM SUAS VITORIAS, PARA QUE O NÚMERO DE MEDALHAS SEJA AINDA MAIOR, PARA COM ISSO SELAR O POTENCIAL E A BOA PARTICIPAÇÃO DOS ATLETAS NO PRIMEIRO PAN AMERICANO UNIVERSITÁRIO.

O EVENTO É UMA REALIZAÇÃO DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE DESPORTO UNIVERSITÁRIO E DA FISU (FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DO ESPORTE UNIVERSITÁRIO) AMERICA. ENTRE AS MODALIDADES DISPUTADAS ESTÃO ATLETISMO, BASQUETEBOL, FUTEBOL, FUTSAL, VOLEIBOL, JUDÔ, NATAÇÃO, TÊNIS E TÊNIS DE MESA.

ESSA É A PRIMEIRA VEZ, QUE PARATLETAS UNIVERSITÁRIOS REPRESENTAM SEU PAÍS EM UM EVENTO INTERNACIONAL. NA CATEGORIA, O BRASIL ESTÁ SENDO REPRESENTADO POR 129 ALUNOS-ATLETAS COMPETINDO NAS MODALIDADES TÊNIS DE MESA PARADESPORTIVO, ATLETISMO PARADESPORTIVO E NATAÇÃO PARADESPORTIVO.

DENTRE OS QUAIS, A DELEGAÇÃO DO AMAPÁ ESTÁ COM 13 COMPETIDORES. 10 DO ATLETISMO, 2 DO TÊNIS DE MESA E UM DA NATAÇÃO. DA MODALIDADE PARALIMPICA ATLETISMO, MÁRCIA CRISTINA, FRANCISCO MARLON, YNDIRAIMA SANTOS, ALESSANDRO BRITO, OLEMAX NOGUEIRA, THALIA DE SOUZA, NILTON CEZAR, SEGILMA DA SILVA, SIULAN SILVA E DILSON RODRIGUES. DA MODALIDADE OLÍMPICA TÊNIS DE MESA, KATISA GERUSA E DANIEL PINHEIRO. DA MODALIDADE PARALÍMPICA DE NATAÇÃO, AMANDA DA SILVA GOMES.

ALÉM DO BRASIL, DISPUTAM ESTADOS UNIDOS, CANADÁ, CHILE, COLÔMBIA, ARGENTINA, COSTA RICA, PARAGUAI, HONDURAS, MÉXICO E URUGUAI. COM TODAS AS DELEGAÇÕES, ENTRE ATLETAS E COMISSÃO TÉCNICA, SÃO PAULO RECEBE CERCA DE 1500 PESSOAS NA DISPUTA.

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SEDEL - Secretaria de Estado do Desporto e Lazer
RUA HILDEMAR MAIA N 1497- SANTA RITA Cep: 68901-271 - Macapá - Amapá - (96) 4009-9650 - sedel@sedel.ap.gov.br