quinta, 12 de maio de 2022 - 08:36h
Delegação amapaense de wrestling embarca rumo à França para a fase internacional da Gymnasiade
Atletas já em São Paulo com a seleção brasileira, que embarca nesta quinta-feira, 12, para a Normandia.
Por: Rafael Moreira
Foto: Rafael Moreira
Equipe amapaense embarcou de Macapá na quarta-feira, 11

A equipe amapaense de wrestling, composta por cinco atletas e dois técnicos, já está em São Paulo, para se unir com a delegação brasileira, que embarca nesta quinta-feira, para a Normandia, na França, onde acontecerá a fase internacional da Gymnasiade, principal competição escolar do mundo. A competição acontecerá no período de neste mês de 14 a 23 de maio.

Os atletas amapaenses garantiram vaga para lutar na França, após conquistarem medalhas de ouro na Seletiva Gymnasiade, realizada em março no Ginásio Avertino Ramos, em Macapá, que reuniu mais de 300 atletas de todo o país.

"Esta vai ser a minha primeira vez que vou lutar fora do Brasil. Estou ansioso e espero representar bem o meu estado", disse José Hailton.

A única representante feminina na seleção amapaense, a atleta Leandra Figueiredo acredita que a experiência será fundamental para o crescimento no esporte.

“Será uma experiência incrível. Nunca tinha passado pela minha cabeça que iria competir em um torneio de alto nível. Quero aproveitar cada segundo”, contou a lutadora.

Para a técnica Marcia Costa, só dos atletas terem a oportunidade de pisar fora do Brasil e competir representando as cores do país já os torna campeões.

“Ser atleta amapaense não é fácil. Eles tiveram que abdicar de muitas coisas para estarem aqui. Tiveram que abdicar de momentos com amigos e famílias para se dedicarem aos treinos. Eles já são campeões”, reforçou.

A equipe amapaense contará com a presença do secretário do Desporto e Lazer (Sedel), Rudney Cunha, e do presidente da Federação Amapaense de Desporto Escolar (Fade), Rogério Moreira.

Gymnasiade Normandia 2022

A fase internacional da Gymnasiade, que acontecerá na Normandia será organizada pela Federação Internacional de Desporto Escolar, com a participação de 69 países e mais de 3,3 mil estudantes-atletas, que irão competir em 23 modalidades individuais.

O Brasil terá a maior delegação da competição com 346 integrantes. Em 2018, na última edição da Gymnasiade, realiza em Marrocos, o país ficou na terceira colocação geral com 86 medalhas conquistas, sendo 27 de ouro, 26 de prata e 33 de bronze.

Confira os lutadores que representarão o Amapá e o Brasil na Gymnasiade:

Leandra Figueiredo

Marcus Alencar

Ruan Figueiredo

José Hailton

José Pureza

Técnicos:

Márcia Costa

Costa Junior

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SEDEL - Secretaria de Estado do Desporto e Lazer
RUA HILDEMAR MAIA N 1497- SANTA RITA Cep: 68901-271 - Macapá - Amapá - (96) 4009-9650 - sedel@sedel.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2022 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá