quinta, 16 de agosto de 2018 - 11:06h
PROJETO TRAVINHA DE TRINCA
O Referido festival é um ensaio de uma ação de lazer que futuramente será desenvolvido em todos os municípios do Estado do Amapá, por meio de uma caravana itinerante.
Por:

PROJETO TRAVINHA DE TRINCA

A Secretaria de Estado do Desporto e Lazer - SEDEL, no exercício de sua competência, para a promoção de políticas públicas voltadas a prática do desporto no Estado do Amapá, vem através deste projeto proporcionar as crianças e adolescente de 12 a 15 anos de idade de ambos os sexos a pratica de atividade física com a modalidade travinhas , modalidade essa que vem sendo menos praticado pelas crianças devido aos avanços tecnológicos como vídeo game smartfone etc fazendo assim com o sedentarismo atinja praticamente 75% de tal faixa etária   . Em consonância a definição de Esporte (Tubino,2016, p37) “Fenômeno sociocultural, cuja prática é considerada direito de todos, e que tem no jogo o seu vínculo cultural e na competição o seu elemento essencial, o qual deve contribuir para a formação e aproximação dos seres humanos ao reforçar o desenvolvimento de valores como a moral, a ética, a solidariedade e a cooperação”, é que acreditamos em poder torná-lo um dos meios mais eficazes para a comunidade humana.

O Referido festival é um ensaio de uma ação de lazer que futuramente será desenvolvido em todos os municípios do Estado do Amapá, por meio de uma caravana itinerante. No lançamento desta primeira edição o festival atendera 160 crianças na faixa etária de 12 a 14 anos de idade, sendo sua realização concretizada nas dependências da Praça Poliesportiva do Bairro do Muca, no dia 20 e 21 de Outubro, das 15:00 as 19:00 horas.

O desenvolvimento desta ação, busca contribuir para a formação cidadã e inclusão social através do esporte educacional e comunitário, promovendo a prática esportiva como mecanismo para o desenvolvimento psicossocial, físico, educacional e da cidadania das crianças envolvidas. Implementar um programa lúdico de atividade física de esporte e lazer que sirva como alternativa para a melhoria da qualidade de vida dos envolvidos, bem como:

  • Desenvolver hábitos saudáveis direcionados a cidadania;
  • Ensinar os fundamentos básicos das modalidades esportivas do projeto;
  • Reduzir a evasão escolar, através do incentivo ao estudo e frequência escolar;
  • Interagir na pratica esportiva da comunidade do município;
  • Incentivar as famílias, sobre a relevância dos vivencias na pratica do lazer em família;
  • Contribuir na geração de renda da comunidade; devido o fluxo de pessoas nos locais de realização dos jogos.

As atividades do festival estão programadas para ocorrer nos turnos Tarde e Noite e serão orientados por técnicos da SEDEL, o local de realização das inscrições das equipes ocorrerá diretamente na Secretária de Deporto e Lazer - SEDEL, na sala da Coordenadoria de Apoio aos Municípios - COAM, nos horários de 9h00 às 12h00 nos dias 13 a 17 de outubro.

Esta é mais uma ação da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer – SEDEL, promovendo desporto e lazer família para o estado do Amapá.

 

Projeto de Autoria: Fabio Marinho e Helio Araújo

Coordenadores:

Edson Canuto

Helio Araujo

Bruno Igreja

Madureira

Objetivo: CLICK AQUI

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SEDEL - Secretaria de Estado do Desporto e Lazer
RUA HILDEMAR MAIA N 1497- SANTA RITA Cep: 68901-271 - Macapá - Amapá - (96) 4009-9650 - sedel@sedel.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá