quarta, 27 de abril de 2022 - 20:00h
Governo do Amapá lança Jogos Escolares Amapaenses 2022
Jogos foram divididos em três fases (municipal, estadual e nacional) nas categorias de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos.
Por: Rafael Moreira
Foto: Rafael Moreira

As secretarias de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) e da Educação (Seed) lançaram nesta quarta-feira, 27, os Jogos Escolares Amapaenses 2022 – fase municipal. O evento aconteceu no auditório da Seed.

Na ocasião, foi apresentado o cronograma da competição, que será de forma simultânea nas categorias de 12 a 14 anos, e de 15 a 17 anos.

Serão três fases. A primeira é a municipal, no mês de maio. Nesta etapa, os 16 municípios do estado foram divididos em oito zonas, com disputas apenas nas modalidades coletivas de basquete, futsal, handebol e vôlei.

Os vencedores das zonas, no masculino e no feminino, irão para a fase estadual, que também terá modalidades individuais, iniciando no dia 3 de junho, em Macapá.

Os campeões garantem vaga na etapa nacional. A Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) realizará as competições para atletas de 12 a 14 anos. Já o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) é responsável pelo torneio de 15 a 17 anos.

Na próxima semana, a Seed enviará para as escolas públicas e privadas, a ficha e o guia de inscrição para a fase municipal.

“É muito importante essa parceria do esporte e educação. Neste mês de abril, o Governo realizou a seletiva Gymnasiade e mostrou que todas as secretarias estão unidas pelo desenvolvimento do esporte amapaense", destaca o secretário do Desperto em exercício, Ronaldo Almeida.

O lançamento contou com a presença de professores e atletas de tênis de mesa, vôlei de praia e wrestling.

“Sou professora de educação física e sei do valor do esporte e o quanto ele ajuda as nossas crianças. O esporte pode não mudar a realidade econômica do jovem, mas com certeza é uma ferramenta formadora de cidadãos”, comentou  a técnica da seleção amapaense de wrestling, Márcia Costa.

O lutador Ruan Rocha faz parte da seleção brasileira de wrestling, que representará o país na etapa internacional da Gymnasiade, na França. O atleta lembrou que foi na competição estudantil que ele deu os primeiros passos no esporte.

“Foi através dos Jogos Escolares que conquistei a minha primeira medalha e isso abriu portas e hoje estou na seleção brasileira e vou disputar o mundial escolar na França”, finalizou o estudante-atleta.

Os Jogos Escolares só estão sendo realizados por causa da queda no número de casos da Covid-19 em todo o estado. A expectativa é que mais de 3 mil alunos participem.

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SEDEL - Secretaria de Estado do Desporto e Lazer
RUA HILDEMAR MAIA N 1497- SANTA RITA Cep: 68901-271 - Macapá - Amapá - (96) 4009-9650 - sedel@sedel.ap.gov.br
2017 - 2022 Licença Creative Commons 3.0 International